A modalidade de atenção à saúde do tipo Home Care teve início nos Estados Unidos na década de 80.No Brasil a partir da década de 90 começou a ser difundida.

A atenção domiciliar passou a existir por vários motivos, dentre eles:

  • Necessidade de desospitalização;
  • Necessidade de alta para pacientes de longa permanência hospitalar (crônicos) com o objetivo de redução dos episódios de infecção hospitalar;
  • Desejo de pacientes crônicos e de seus familiares de permanecerem por mais tempo integrados na convivência familiar.

Os principais benefícios da atenção domiciliar são:

  • A redução de infecções hospitalares;
  • A maior convivência destes pacientes com a família e rede social;

A Anvisa estabeleceu as primeiras regras para este setor por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 11, em 26 de janeiro de 2006. Esta RDC determina as normas de funcionamento de serviços de atenção domiciliar, ou seja, qual a estrutura e processo de trabalho que uma empresa deve realizar para poder atuar na modalidade de atenção domiciliar.

O controle do setor é realizado por meio de fiscalização das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais e do Distrito Federal.

Como funcionam os serviços de Home Care?

As empresas que prestam atenção domiciliar contam com uma equipe multiprofissional, na maior parte das vezes, e recebem pacientes com indicação do profissional de saúde assistente. Ou seja, o profissional de saúde que vinha acompanhando o paciente no serviço ambulatorial ou hospitalar indica a modalidade de atenção do tipo domiciliar.

A partir daí, este paciente é encaminhado para a atenção domiciliar, sendo realizado, em um primeiro momento, uma avaliação global deste paciente com a elaboração do Plano de Atenção Domiciliar (PAD), que descreve quais os cuidados que serão dispensados ao paciente, bem como os recursos necessários no domicílio e o tempo estimado de alta. Este plano passa a ser seguido e é reavaliado periodicamente.

Por outro lado, as empresas devem manter o prontuário do paciente no domicílio do mesmo enquanto durar a atenção domiciliar e devem prestar todas as informações necessárias aos pacientes e familiares em linguagem clara e acessível.