Doenças como osteoporose e catarata, além de quedas são frequentemente associadas à chegada da velhice. Entretanto, diferentemente do que se imagina, adoecer não deve ser considerado algo natural nessa fase da vida. Pelo contrário. Cada vez mais existe a possibilidade de viver a terceira idade com a saúde plena. A expectativa de vida dos brasileiros está em 75,5 anos, conforme o último levantamento – feito em 2015 –, e, segundo o professor da pós-graduação em geriatria da Faculdade Ipemed de Ciências Médicas Leonardo Lopes, o idoso deve saber que ele pode apresentar alguma enfermidade, mas que, se ela for adequadamente diagnosticada e tratada, não vai comprometer a sua qualidade de vida.

A associação entre velhice e doença, segundo Lopes, não é de causa. O que acontece, muitas vezes, é que a pessoa tem um problema durante 30 anos, não procura tratamento e lá na frente irá colher as consequências. “O que levou à doença não foi o fato de ela estar velha, mas não ter procurado cuidar-se precocemente”, afirma.

Wânia Lúcia Abreu, 60, se aposentou por invalidez devido ao problema na coluna causado pelo esforço feito durante os 25 anos de trabalho como digitadora. Na época, ela conta que ficou chateada, pois nunca se sentiu “inválida”, e, por isso, logo tratou de se mexer. Hoje, ela participa de dois grupos de terceira idade, faz ginástica, hidroginástica, dança e teatro.

Acesse o link