O colo do útero é a parte mais baixa e estreita do útero, localizada no fim do canal vaginal. O câncer nessa região é causado por infecções não tratadas, a maior parte provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV.

A boa notícia é que existe vacina contra o HPV: ela protege contra os tipos 6 e 11, que causam verrugas genitais, e os 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, por isso, é chamada de quadrivalente ou tetravalente.

Desde 2014, a vacina contra o HPV está disponível no sistema público de saúde para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Se você fez as contas, percebeu que a vacina não evita pelo menos 30% das infecções oncogênicas (que podem causar câncer).

Aí entra a importância do exame citopatológico preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau), mesmo para mulheres vacinadas. O Papanicolau é um exame simples e rápido, que colhe células do colo do útero para análise em laboratório.

Ele é a principal forma de ter o diagnóstico precoce da doença ou detectar lesões iniciais antes que evoluam para o câncer. O exame é recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos de idade, que têm ou já tiveram vida sexual. O Ministério da Saúde orienta que o Papanicolau seja anual apenas nos dois primeiros anos e, não havendo alterações, seja repetido a cada três anos.

#outubrorosa🎀

#cancerdemama

#cancerdocolodoutero

#atendhomecare