Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 234 milhões de pessoas são operadas por ano em todo mundo, dessas, um milhão morre em decorrência de infecções hospitalares e 7 milhões têm complicações pós operatório.

Pacientes que não precisam mais ficar no ambiente hospitalar, mas requerem cuidados ainda especializados podem se beneficiar dos serviços de home care.

Assim que o paciente deixa o ambiente hospitalar, ele também reduz a exposição a bactérias resistentes presentes, principalmente em UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva). A infecção nestas circunstâncias costuma ser mais grave e de difícil tratamento.

O atendimento home care tem papel fundamental no controle de infecções, já que, em casa, não existe nenhum tipo de contato com outros doentes, e o ambiente tem uma freqüência menor de pessoas.

O risco também é menor em razão de ações de treinamento e capacitação da equipe envolvida e da família. Dentre essas medidas estão a biossegurança, precauções com o ambiente domiciliar, gerenciamento dos resíduos produzidos, manutenção da limpeza e esterilidade de materiais e equipamentos.