Sabe-se que a comunicação efetiva é elemento de grande relevância para a atuação na área da Saúde e que deve receber a devida atenção, especialmente quando abrange relação entre profissionais, usuários e familiares, dado que diferentes concepções e linguagens podem estar envolvidas. Assim, o fácil acesso à informação é um dos aspectos que deve ser considerado na promoção da segurança do paciente.

Ainda no campo da comunicação, é dever do profissional da AD envolver e corresponsabilizar o usuário e o cuidador/família, na medida de suas possibilidades, na elaboração do plano de cuidados de forma compartilhada, clara, objetiva, respeitosa e de modo que atenda às necessidades de saúde do usuário. É primordial que o plano seja reavaliado regularmente pela equipe e compartilhado com a família e o usuário, repactuando objetivos terapêuticos e compromissos sempre que necessário.

Por fim, em relação à efetividade da comunicação é fundamental garantir à familia e ao usuário acesso telefônico à equipe (quando possível por 24 horas), para esclarecimento de dúvidas e novas orientações, durante todo o tempo que o paciente estiver sob os cuidados do SAD. A equipe também deve ter o cuidado de deixar em local bem visível, como na capa do prontuário domiciliar, todos os demais telefones úteis à família, como do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Hospital ou Unidade de Pronto Atendimento de referência, entre outros pertinentes em cada localidade.