Toda informação disponibilizada são trechos do Livro:

“CUIDAR NA ESSÊNCIA: UMA CONVERSA SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS”

Livro está disponível na Academia Nacional de Cuidados Paliativos e no Link da nossa BIO no instagram @atendhomecare

“A palvra paliar, na sua origem, significa aliviar, proteger. E quem está protegido se sente amparado e acolhido. É exatamente a missão dos Cuidados Paliativos: aliviar o sofrimento causado por uma doença grave e promover a qualidade de vida, tanto do paciente quanto de seus familiares.”

“Quando se está diante do diagnóstico de uma doença que ameaça a vida, esse sofrimento se manifesta de diversas formas: além dos sintomas físicos, há questões psicológicas, espirituais e até sociais que devem ser tratadas – se o paciente é quem sustenta a casa, por exemplo, como fica o resto da família quando ele adoece?”

“É nesse contexto que se encaixam os Cuidados Paliativos. O paciente recebe cuidado em todas essas áreas. Esses cuidados se estendem também a família, porque quem está junto também sofre e por isso precisa ser amparado.”

“O Cuidado Paliativo cuida da vida. Cuida da pessoa para quem ela tenha a melhor qualidade de vida possível. O que justifica os Cuidados Paliativos não é a doença ou a proximidade da morte de alguém. O que justifica os Cuidados paliativos é o fato de a pessoa estar viva” (Carla Ferro, filha de paciente)