Ninguém nega: animais de estimação são ótimos companheiros. Por isso reforçam a saúde de seu dono.

Os cachorros são excelentes contra problemas cardiovasculares.

Conviver com eles abaixa a pressão arterial. O cardiologista Elias Knobel, de São Paulo, confirma: “Seu dono fica mais feliz e assim os hormônios do estresse não ameaçam tanto as artérias”..

Já os gatos são bem-vindos contra a solidão. “Para os idosos, cuidar de um pequeno animal pode ser um estímulo cognitivo”, opina o geriatra Flávio Chaimowickz, de Minas Gerais.

A visão de um aquário cheio de peixes e dos passos lentos da tartaruga são boas pedidas para quem quer relaxar.”

Há várias dezenas de anos que cientistas estudam a correlação entre o homem e o animal, mais precisamente a influência positiva que os animais têm na saúde humana. Quer seja uma criança, um adulto, um idoso ou uma pessoa doente, a verdade é que para além de serem uma excelente companhia, os animais de estimação fazem bem à saúde, sendo verdadeiros prestadores de cuidados.

Os animais melhoram o nosso estado de humor”: Bastam 15 a 30 minutos de contato com um animal para uma pessoa sentir-se menos ansiosa e mais bem disposta –

Os animais são recomendados às pessoas que sofrem de depressão: As depressões tendem a fazer uma pessoa sentir-se sozinha e isolada do mundo

Os animais incentivam os seus donos a mexerem-se:Os proprietários de animais de estimação (nomeadamente de cães) são mais ativos e têm menos tendência para engordar do que aqueles que não têm um cão

Os animais fazem bem aos doentes com Alzheimer e Parkinson: Está comprovado que os doentes com Alzheimer que interagem com animais são pessoas com comportamentos menos agitados e, consequentemente, mais sociáveis.

Os animais são terapêuticos: Os animais são cada vez mais utilizados em terapias específicas .Há muito tempo que os cavalos são utilizados nas sessões de tratamento com crianças que sofrem de autismo e que respondem muito bem a este animal.

Os animais têm um sexto sentido. Apesar de centenas de estudos e experiências, continua a ser difícil explicar o sexto sentido de um animal que pode salvar ou ajudar um idoso ou uma pessoa doente.