Muitos homens acham que são fortes, praticam atividades físicas e comem de tudo. Acreditam que não vão ficar doentes e que não precisam ir ao médico, principalmente, se não tiverem sentindo nada, ou seja, se acham ‘invencíveis’. É a chamada Síndrome do Superman.

Segundo o Oncologista Clínico Wesley Vargas Moura,  é exatamente aí que mora o perigo, pois muitas doenças começam de forma silenciosa e quando há sintomas é porque na maioria das vezes o estágio da doença está avançado, como é o caso do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

É por isso que a campanha do Novembro Azul vem para reforçar os cuidados que os homens devem ter com sua saúde o ano inteiro e a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, já que segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) quando a doença é identificada em sua fase inicial a cura ocorre em cerca de 90% dos casos.

A idade é um dos principais fatores de risco do câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Também há fatores genéticos e até mesmo hábitos alimentares e estilo de vida da pessoa como sobrepeso e obesidade. “O ideal é iniciar os exames da próstata a partir dos 50 anos e em casos da doença na família, essa rotina de exames deve ser antecipada para os 40 anos. O grande risco do câncer de próstata é que ele tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite, ou mesmo dores, infecção generalizada ou insuficiência renal, o estágio da doença está mais avançado. Por isso, a importância do exame de rotina para diagnóstico precoce”, explica ele.

CUIDE-SE!!!