Hoje cedo fui pra academia e inventei de fazer uma aula de ginástica, que segundo a descrição do programa era pra fortalecimento da coluna e correção postural… Pra encurtar conversa (como dizem em Minas) a mais nova das alunas da tal aula deveria ter pelo menos uns 80 anos… Fui crente que a aula ia ser fácil, sussa (tadinha)… Só não sai antes de vergonha… Detalhe que tinha um senhor, que mal andava, terminou a aula suando muito menos do que eu!

Mas esse ocorrido me fez mais uma vez pensar sobre os idosos aqui na Suíça… E é uma coisa impressionante! Eles não cansam de me surpreender! Estão em toda parte! Restaurantes, bares, supermercados, transportes públicos, academia ( e como!), bancos, passeando nas ruas, andando de bicicleta, nos parques! Enfim, em todo lugar mesmo! E eu percebo que eles são muito ativos… É a coisa mais normal aqui você ver duas senhoras (idosas mesmo) de bicicleta à noite… Fala a verdade, quando alguém já viu uma cena dessas no Brasil???

Claro que existem pessoas idosas e muiiiiiito idosas… às vezes eu vejo uns no supermercado que eu morro de pena… mal conseguem andar, com a ajuda de andador, fazendo compras sozinhos, completamente sozinhos… e vão naquela caaalma, devagar, quase parando… mas que impressionam muito…

Em transporte público às vezes acontecem coisas bizarras… não é muito comum as pessoas cederem seus lugares para pessoas mais velhas… Mas é uma coisa mais forte do que eu, eu simplesmente não consigo não oferecer o meu lugar quando o trem (bonde) está lotado e entra um idoso… e não é que uma vez a senhora olhou pra minha cara, como quem diz “Tá me achando com cara de velha???!!” fez cara feia e não sentou!!!!!!!!!! Pois é… a gente vê de tudo…

Esses dias eu vi um anúncio no trem “Envelhecer e permanecer saudável”… e é bem isso que acontece aqui, as pessoas são super ativas desde sempre e envelhecem com muita saúde… e continuam suas vidas, como sempre fizeram… eu tenho a impressão que no Brasil ( por “n” motivos diferentes) as pessoas vivem e respectivamente, envelhecem, com uma qualidade de vida muito ruim… e com o passar da idade, os idosos vão se tornando cada vez mais reclusos em suas casas, com vergonha ou medo talvez, de saírem pra fazer qualquer coisa… vão perdendo o contato com a sociedade, até perderem a vontade de viver… e isso é muito triste…

Envelhecer não deve ser nada fácil e sem saúde . . . pior ainda!

Por Juliana Pesciotta