A úlcera por pressão (UP) é uma lesão localizada na pele e/ou tecido geralmente sobre uma proeminência óssea, que resulta de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e cisalhamento . Pacientes com maior risco de apresentar UP são aqueles que apresentam mobilidade reduzida, alterações na percepção sensorial e na circulação periférica, níveis de consciência alterados, incontinência urinária e fecal, nutrição deficiente ou são imunodeprimidos.

Os pacientes necessitam ser avaliados quanto ao risco para desenvolverem UP com instrumentos , como a Escala de Braden, para que a prevenção seja iniciada precocemente.

A Atenção Domiciliar surgiu como alternativa ao cuidado hospitalar para pacientes que não têm condições de se locomoverem até os serviços de saúde para receberem o atendimento, tornando possível que o domicílio se transforme em espaço para a produção do cuidado.

A Atenção Domiciliar é vista como atenção à saúde, substitutiva ou complementar. Sendo caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde, tendo como princípios a abordagem integral à família, o consentimento da família, a participação, a existência de um cuidador (pessoa com ou sem vínculo familiar, capacitada para auxiliar o paciente em suas necessidades e atividades da vida cotidiana, com a orientação da equipe de saúde) e o trabalho de uma equipe interdisciplinar.