Hoje, dia 8 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, foi estabelecido como forma de conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares.

O colesterol elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral, um importante fator de risco de morte.

 

O que é colesterol?

Uma substância gordurosa, encontrada naturalmente no nosso organismo, sendo que a maior parte deste colesterol nós produzimos e uma porção menor vem da alimentação.

O colesterol desempenha diversas funções essenciais à boa saúde. Ele é componente estrutural das membranas celulares; é precursor da Vitamina D; é importante para o bom funcionamento cerebral e cognitivo; atua na produção dos ácidos e sais biliares; é necessário para a produção de hormônios, entre eles testosterona, estrógeno e cortisol, ou seja, o colesterol é fundamental para a nossa sobrevivência.

 

Diferentes tipos de colesterol

O colesterol é transportado no organismo por partículas chamadas lipoproteínas.

LDL colesterol: Lipoproteinas de Baixa Densidade (LDL-c) – responsáveis pelo transporte de colesterol, produzido pelo fígado, para as células, onde serão utilizadas.

Se existir excesso de LDL-c na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Sem aproveitamento pelas células o LDL-c fica suscetível a glicação e oxidação e isso é prejudicial ao organismo.

Glicação e oxidação ocorrem não por ingestão de colesterol pela dieta, mas sim por hiperglicemia sanguínea e formação excessiva de radicais livres, e estes sim podem ser em decorrência da dieta inadequada. Portanto LDL-c oxidada é que é o problema.

Por isso o LDL-c é chamada de “mau” colesterol.

HDL colesterol: Lipoproteinas de Alta Densidade (HDL-c) – responsáveis por retirarem o excesso de colesterol da circulação, levando de volta para o fígado. Por tal eficiência ele é considerado como “bom” colesterol.

A função do HDL-c é carregar o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado, então, vai remover essa gordura do organismo. O fígado pode excretar ou reutilizar estas HDL-c.

Colesterol Total: é a análise total do colesterol no corpo, sem considerar as frações.